O clima de “sextou” terá gosto de emoção, elegância e alegria neste dia 26 de julho. A Câmara de Itabuna realizará, no Teatro Candinha Doria, a tradicional entrega de títulos de cidadania e diplomas de honra ao mérito, a partir das 19 horas. A exemplo do ano anterior, uma terceira honraria será entregue: a Comenda Otaciana Pinto.
Esta última é exclusivamente dedicada a mulheres cuja atuação deixa marcas positivas na comunidade. Como de praxe, cada vereador aponta o nome de uma homenageada. Assim, subirão ao palco desde uma rezadeira e agricultora até uma procuradora do município. Entre as homenageadas, Anacy Arcanjo, Célia Evangelista, Emília Midlej e Lilian Ferraz
Quanto ao tão esperado título, oferecido em tempos de aniversário da cidade, cabe esclarecer que os vereadores apontaram nomes de homens e mulheres que sejam destaques e não tenham nascido em Itabuna.
Após o título, tornam-se tão cidadãos grapiúnas quanto os nativos; são, portanto, filhos adotados por esta terra. É o caso do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; o secretário de Finanças de Itabuna, Davi Brito e da pedagoga Juilma Cristina Santos, que atua na Apae.
Da mesma forma, os diplomas honram a trajetória de dezenas de itabunenses com serviços prestados nas mais diversas áreas e que são alvos de aplausos perante os conterrâneos. No grupo estão os servidores públicos Lúcio Serra (policial civil), assim como Zem Costa (professor e ativista cultural).