Sabe aquela história de que mais valem as homenagens em vida do que aquelas póstumas? Pois então; para dezenas de homens e mulheres é eterna a lembrança da homenagem concedida pelo Poder Legislativo na reta final do mês de julho, a apenas dois dias de Itabuna ter celebrado o aniversário de 114 anos.
Respeitando a ideia de que “primeiro as damas”, cabe recordar a entrega da Comenda Otaciana Pinto, honraria concedida a mulheres cuja trajetória alcançou notoriedade entre os habitantes deste município. É o caso de Célia Evangelista, moradora do bairro Pedro Jerônimo.
Nascida pelas mãos de uma parteira, em Camacan, ela destaca a emoção de ter sido laureada exatamente com o nome da parteira mais famosa e respeitada da nossa história. Escolhida pela vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB), Célia é uma veemente defensora da causa. Preside, inclusive,o Conselho Municipal da Mulher.
Vinda de Nova Ferradas, a costureira Maria José Santos brilhou em um vestido longo verde. Homenageada pelo vereador Francisco Edes (Republicanos) e ficou encantada com o Teatro Candinha Doria, palco daquela noite de homenagem. Ela mencionou a alegria de ser reverenciada exatamente como mulher.
A jovem confeiteira Polyana Araújo, que empreende produzindo e vendendo brigadeiros gourmet, é outra aplaudida tendo em mãos a comenda anualmente entregue pela Câmara, através do vereador Nem Bahia (PP).
Novos itabunenses
Como de praxe, um dos momentos mais esperados da solenidade foi a entrega do Título de Cidadania Itabunense. Afinal, atesta que o homenageado é mais um filho da terra, tal como os que aqui nasceram. Sabe aquela máxima do “coração de mãe”? Com Itabuna é por aí!
O Capitão Gilvan dos Santos, nascido em Uruçuca, recebeu o título do vereador Ronaldão( Republicanos) . Ele é Coordenador de Operações da Polícia Militar e louva o ato de reconhecimento à qualidade da sua atuação.
Bombeiro Civil, Edimário Gonçalves ganhou o título através do edil Nem Bahia ( PP ) . Ele lembrou a importância da categoria para a prevenção a incêndios. Diferentemente do Bombeiro Militar, o civil presta serviços particulares.
Outro homenageado, por indicação do Pastor Francisco, foi o diretor da Record/TV Cabrália, Cláudio Rodrigues. Para expressar o sentimento ao tornar-se cidadão itabunense, ele estendeu a láurea a toda a equipe do canal, cuja tônica é valorizar informações relacionadas ao público de Itabuna e região.
Aos diplomas
Responsável por um dos cartórios mais procurados em Itabuna, Emília Midlej recebeu do vereador Erasmo Ávila (PSD) o diploma de Honra do Mérito – terceira honraria entregue naquela noite. Trata-se do reconhecimento à relevância perante a sociedade.
Da mesma forma, o policial Civil Lúcio Serra ganhou o seu diploma do vereador Luís Júnior ( DC ) , que é presidente do Legislativo. Coordenador de Inteligência da 6ª Coorpin, ele agradeceu pelo reconhecimento aos seus 25 anos de profissão.
Também foi homenageado, pelo vereador Nem Bahia, o servidor da Embasa e ativista sócio-cultural Zem Costa. Ele se disse grato e emocionado por ver reconhecidas as atividades que desenvolve, principalmente em favor da cidadania.