Estudantes medalhistas ganham aplausos no Legislativo itabunense

Publicado em:
Homenageados, junto com professores, vereador, vice-prefeito e atleta
O vereador Danilo Freitas com o aluno Gustavo Sacerdote e a orgulhosa mãe, Cecília Cardoso Sacerdote

A tão concorrida Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), com direito a medalhas e premiação em bolsas de estudos, tem uma seleção de craques itabunenses como vencedores. Ao lado de professores, familiares e colegas do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, eles lotaram o plenário da Câmara, na manhã da útima quinta-feira (1º).

Danilo da Nova Itabuna (UB), autor do pedido para aquela sessão especial, adiantou que muitas outras virão. Vereador mais jovem da atual legislatura, ele enalteceu a importância de o Legislativo reconhecer os feitos daqueles estudantes, vindos de uma das escolas mais destacadas no sul e extremo-sul.

“O Colégio Modelo é praticamente dentro da comunidade em que eu nasci e me criei, é uma referência. Tenho amigos policiais militares, civis, dentistas, médicos e que passaram por lá. Eu fico muito feliz, é uma escola que representa toda a região. A educação é a porta de entrada para as coisas boas para todos os jovens”, assinalou.

Aqueles atletas do conhecimento receberam honrarias e foram unâmimes em demonstrar o quão cientes estão do poder da educação para pavimentar um caminho de sucesso. Aos 18 anos, craque nas ciências exatas, Gustavo Sacerdote conquistou medalha de ouro em 2022.

E comemora: “É uma sensação muito boa. Essa olimpíada me ajudou muito, no desenvolvimento como pessoa, tanto no raciocínio como nas interações, porque fazemos um grupo de estudos antes da prova”.

Alunos premiados com o professor Thiago Carvalho (à direita): pura alegria
Funcionário querido, Batatinha (William Silva) registrava cada flash

Vibração coletiva

A vice-diretora do Colégio Modelo, Aline Souza, informou que em 2022 foram submetidos dez trabalhos à apreciação da Feciba (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia). Deste total, foram cinco classificados e dois “com premiações incríveis”, como ela descreveu.

“A finalidade desses eventos é promover neles o protagonismo do seu conhecimento; no caso da Olimpíada, além de promover bolsas de estudos e estreitar laços com a universidade, há bolsas de incentivo financeiro, promovem que o aluno transcenda o muro da escola”, completou.

Junto com a professora de Matemática, Márcia Alessandra Guimarães, o professor Thiago Carvalho, um dos mais entusiasmados, registrou a dedicação de todos os docentes, o quanto vibram junto com os alunos e as metas traçadas ao longo do ano (inclusive com participação e resultados concretos em várias disputas). “Eu vou chegar lá! Posso não chegar hoje, nem amanhã, mas não posso desistir. Que essa escola MODELO esteja sempre marcada no seu coração e na sua mente”, orientou, sob efusivos aplausos.

Samara Tavares dos Santos, de 16 anos, quer cursar Medicina e fala da alegria pelo destaque na ONC: “Estou muito feliz, foi um negócio difícil de conseguir; é gratificante, esse ano vou me inscrever de novo”. Sonhando com a faculdade de Engenharia Mecatrônica, Guilheme do Amor Divino, também de 16, traduz a expectativa diante da Olimpíada: “Eu ansioso, empolgado, sempre querendo melhorar meu conhecimento”.

Guinho e Wadson Nocaute

O vice-prefeito Enderson Guinho, que chegou ao Legislativo aos 23 anos, tratou sobre a dimensão da conquista dos estudantes. E orientou os jovens a ingressarem na política.  “Mesmo com as dificuldades que a educação pública enfrenta, é gratificante saber que tem professores que se dedicam para ter bons resultados”.

Indo além, acrescentou: “Ver nossa cidade sair na imprensa de forma positiva com a juventude é algo muito positivo. A cidade, que sempre aparece de forma negativa, agora o Colégio Modelo traz pra a gente essa alegria”.

Além dos alunos citados, foram destaques na Feciba os estudantes Fernanda Rafaelle Menezes, José Airton Lima Júnior, Sofia Silva Santos, além das irmãs Karine e Karina Santos Matos.

A sessão foi prestigiada, ainda, pelo campeão mundial de muay thai, Wadson Nocaute, que destacou o quão transformador é o poder da educação. Mesmo dedicado a lutas e inúmeros troféus/medalhas, ele disse deixar claro aos alunos a relevância de estudar.

A OMC rendeu medalhas de ouro para Adryel Mota Gama, Ludmila Melo de Souza, Luiz Henrique Nascimento Santos, Samara Tavares dos Santos, Guilherme do Amor Divino Bomfim e Gustavo Sacerdote Silva. Já as de prata,ficaram com Yasmim Santos Batista, Gabriel Antônio Santos Faustino, Luíza Teixeira Cardoso, Iago Borges dos Santos. Para completar o time, Ítalo dos Santos Paulo ganhou menção honrosa. Galera chique, hein?

Últimas Notícias
Skip to content