História

Em 6 de dezembro de 1907 nascia a primeira casa de legislatura de Itabuna. O Conselho Municipal da Vila de Tabocas, implantado na gestão do Dr. Olinto Batista Leone representou o primeiro passo na luta pela emancipação da vila que, à época, era distrito da cidade de Ilhéus.

Personalidades de grande destaque que figuram até hoje na história e imaginário grapiúnas fizeram parte deste primeiro conselho. Nomes como o do Coronel Tertuliano Guedes de Pinho, eleito presidente do conselho, Adolfo Maron, Mário Primitivo dos Santos, entre outros.

Três anos após a implantação do conselho, a Vila de Tabocas assistiu com alegria a sua tão sonhada emancipação política, engendrada pelo Conselho Municipal. Mas foi só no dia 7 de abril de 1955, no salão da Prefeitura Municipal de Itabuna, que a Câmara de Vereadores da cidade seria instalada numa cerimônia pequena, simples, mas que lançou a pedra fundamental para o progresso no munícipio.

Acompanhada por dois juízes eleitorais e do promotor público da comarca local, a audiência de formação do poder legislativo teve a sua primeira mesa-diretora formada sob a presidência do vereador José Soares Pinheiro, vice-presidência de José Joaquim do Rosário, 1º secretaria de João França Santana, e 2º secretaria de Naomar Monteiro de Almeida, todos empossados no governo do prefeito Francisco Ferreira da Silva. Naquela época a mesa tinha como regimento o mandato anual.

Em sua primeira sessão ordinária como Câmara, o legislativo municipal desempenhou papel essencial para o funcionamento da instituição como casa de leis, ao implantar as comissões permanentes, sendo elas a Comissão de Finanças, Viação e Obras Públicas, e de Legislação, Justiça e Redação de Leis.

Em 58 anos de sua fundação a Câmara não parou de desenvolver políticas que fortalecessem economicamente a cidade de Itabuna, ações que ajudaram a transformar a nossa cidade num verdadeiro polo regional de serviços, para mais de 53 municípios.