A Câmara Municipal de Itabuna oficializou, nesta segunda-feira (15), a criação de uma Comissão de Trabalho com representantes da comunidade da Bananeira e da Rua de Palha. O objetivo é discutir e encaminhar demandas relacionadas à moradia e infraestrutura, em parceria com a Defensoria Pública e o Poder Legislativo.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara, vereador Manoel Porfírio (PT), que destacou a importância de aproximar o Legislativo das comunidades: “Estamos dando um passo fundamental para ouvir os moradores e transformar essas demandas em ações concretas. Esta comissão nasce da necessidade de dar voz organizada aos moradores e avançar em soluções para moradia e dignidade”, afirmou.
A comissão reúne representantes da Defensoria Pública, moradores da Bananeira — Andréia, Joabson, “Índio” e Sirlene; e da Rua de Palha, Samara, Gilvan, Ivanildo e Léo.
Do lado da Câmara, integram a comissão os vereadores:
Robson Rigaud (DC) — presidente da comissão
Danilo Freitas (UB) — secretário
Denilton Santos (AVANTE)
Silas da Saúde (PSD)
Babá Cearense (PP)
Clodovil Soares (PL)
Thales Silva (REP)
Zoi Amigo de Itabuna (AVANTE)
Bruno Bileco (PSB)
Entre as primeiras ações, estão previstas uma visita técnica à comunidade, elaboração de um relatório de diagnóstico social e habitacional e a interlocução com secretarias municipais ligadas à procuradoria, habitação, infraestrutura e assistência social.
A expectativa é de que, a partir desse trabalho conjunto, sejam apresentados encaminhamentos práticos para melhorar as condições de vida das famílias ribeirinhas.