Com Plenário lotado, 25 homenageados receberam, na noite de sexta, 13, as moções de congratulação aprovadas recentemente, por unanimidade, pelo Legislativo de Itabuna. A sessão especial foi sugerida e presidida por Enderson Guinho (PDT), agente político com menos anos vividos na Casa de Leis itabunense. O vereador de primeiro mandato tem apenas 24 anos de idade.
Ao todo, 11 vereadores referendaram nomes para as moções. Para isso, tomaram como base o protagonismo dos indicados em diversas áreas. “Mesmo com pouco idade, eles têm construído histórias de vidas inspiradoras. São o presente e o futuro de Itabuna.”, frisa Guinho. “E estão em toda parte: no serviço público, no comércio ou mesmo ainda nas salas de aula”, completou.
A entrega da moção à jovem Jaqueline Teixeira Aquino, 20 anos, marcou a sessão. Moradora do bairro São Caetano e filha única, há oito anos circula por Itabuna “debaixo de sol e chuva” vendendo biscoitos artesanais. Jaqueline foi ovacionada, de pé, com gritos de “Ela merece!”. “Não sei como descrever [a emoção]” confidenciou a jovem sem esconder o nervosismo.
Pelos homenageados, o médico Eric Etinger, 35 anos, enalteceu o papel transformador dos jovens. “Nossa cidade estará em boas mãos no futuro”, disse o provedor da Santa Casa. Ao final da sessão, Guinho informou que vai propor à Câmara a criação de honraria específica para o público juvenil, a exemplo das comendas já existentes (Otaciana Pinto e Consciência Negra).
CO
Foto: Gab/EG