Vereadores de Itabuna apoiam piso salarial e 30h para enfermeiros

Publicado em:

Em sessão especial com profissionais da enfermagem na terça, 11, vereadores de Itabuna externaram apoio ao piso salarial nacional em R$ 7.315 e à jornada de 30 horas semanais para enfermeiros. Tal proposta tramita no Senado Federal (PL 2564/20) e foi pautada no Legislativo itabunense por Wilma (PCdoB) – que é técnica de enfermagem – e defendida por outros vereadores como o enfermeiro Luiz Júnior da Saúde (DC) e o presidente da Comissão de Saúde da Casa, Francisco dos Santos (PSD).

Pedindo apoio e “principalmente a ação” de autoridades políticas e da sociedade, a enfermeira Gabriela de Oliveira afirmou que os profissionais da enfermagem lutam por condições dignas de trabalho e  bons salários. “Não somos heróis, mas somos nós que ficamos 24h com o paciente, segurando a mão, consolando, quem está com a seringa na mão [aplicando vacinas] salvando vidas. Não se faz Saúde com UPA e ampola. Saúde se faz com gente” declarou emocionada a representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA).

O professor da UESC é enfermeiro do SAMU, Fabrício Bastos ratificou que “qualquer programa de saúde [público ou privado], nenhum deles tem como fazer funcionar sem enfermagem”. Para ele a classe tem sido relegada ao sacrifício já que lutou em todas as linhas de frente sanitárias, e não apenas agora diante da Covid-19. Bastos acredita que somente a mobilização social pode levar à aprovação do PL 2.564/20 pelo Congresso Nacional dado que a proposta tem enfrentado resistências  econômicas. “O Brasil tem caixa para pagar essa conta”, sustenta. No dia seguinte à sessão especial, 12 de maio, data em que se celebra internacionalmente o Dia da Enfermagem, os vereadores itabunenses  percorreram parte da Avenida Cinquentenário em adesão à caminhada organizada pelo Coren-BA em parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv).

Numa tentativa de influenciar politicamente senadores e deputados federais, vereadores de Itabuna também estão acionando parlamentares aliados em Brasília para que votem favorável ao piso salarial que, além de enfermeiros, beneficiará técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras – essas categorias teriam piso proporcional ao valor pago aos enfermeiros.

Últimas Notícias
Skip to content