Câmara de Itabuna celebra 50 anos de fé e serviço da Paróquia São Judas Tadeu

Publicado em:

A Câmara Municipal de Itabuna realizou, nesta quarta-feira (13/08), uma sessão especial para celebrar o Jubileu de Ouro da Paróquia São Judas Tadeu — um marco de 50 anos de história marcada pela fé, solidariedade e compromisso com a comunidade.

Proposta pelo vereador Zé Alberto (PSB) e subscrita por Paulinho do Banco (PCdoB), a solenidade reuniu autoridades religiosas e fiéis que fizeram parte desta trajetória, evidenciando o papel central da paróquia na vida espiritual e social de milhares de itabunenses.



Fundada oficialmente em 1975, a Paróquia São Judas Tadeu nasceu da mobilização de moradores dos bairros Castália, Alto Maron, Pontalzinho e São Roque, que, com doações e trabalho voluntário, ergueram a primeira capela em um simples barracão de madeira. Desde então, a comunidade cresceu e consolidou-se como referência de fé e serviço, atualmente sob a liderança do pároco Padre Acássio Alves e do vigário geral Padre Ítalo Santana.

Além da Igreja Matriz, a paróquia coordena a Comunidade Rainha da Paz, no bairro Novo Horizonte, e o Santuário de Santo Antônio, reunindo 19 grupos, pastorais e movimentos. Entre os eventos marcantes de sua agenda estão a Corrida de São Judas Tadeu, já na quinta edição, e o Congresso das Mulheres.

Em 2025, a comemoração do jubileu ganhou um significado especial com a reinauguração da Igreja Matriz, após ampla reforma, e com melhorias no Centro de Pastoral, incluindo a construção de um auditório. Obras também seguem em andamento no Santuário de Santo Antônio.

Durante a sessão, a paróquia recebeu moção de congratulação, honraria compartilhada com personalidades que marcaram a caminhada da paróquia, como Padre Acássio Alves, o vice-prefeito Júnior Brandão, o Padre Ítalo Santana – Vigário Geral, a paroquiana Maria Leda – presente desde a fundação da paróquia, e a coordenadora de pastoral Lena Célia.



O Padre Acássio destacou que, em seus sete anos à frente da paróquia, buscou transformá-la em uma casa simbólica e um lugar de descanso para todos. “É um lugar de proteção, de abrigo, e assim tem sido a Paróquia São Judas Tadeu ao longo desses 50 anos, abrigando incontáveis histórias sob o manto do nosso padroeiro, São Judas, apóstolo da perseverança e intercessor das causas urgentes e desesperadas. Cada missa, cada sacramento, cada gesto de caridade foi como um fio dourado que teceu, na vida de nossa comunidade, a união entre oração e ação. Os que me antecederam não ergueram apenas paredes de tijolos, mas pontes de amor. Desde então, mantemos este zelo pela Casa do Senhor como reflexo de nossa relação com Deus.”

Em sua fala, o vereador Zé Alberto ressaltou que a homenagem representa “a manifestação pública de fé e que ela precisa ser cada vez mais pronunciada de forma pública, nos espaços públicos, porque a fé ela não foi feita para viver apenas para dentro, mas também viver a fé para fora, testemunhando Cristo morto e ressuscitado por cada um de nós.”

Já o vereador Paulinho do Banco destacou que o momento singular na Casa propõe uma comunhão importante no exercício da caminhada de fé. “As pessoas confundem muitas vezes o conceito de estado laico com o conceito de estado que não permite a fé e é muito bom caminhar com fé, é muito bom estar aqui na Casa Legislativa, tendo como base essa visão de mundo, dos ensinamentos daquele que, como nos mostra o evangelho de Marcos que mais relata o Cristo militante, o Cristo histórico, nos ensina nessa caminhada de fé e renovação espiritual.”

O evento encerrou-se com agradecimentos e a bênção final do pároco, simbolizando um compromisso renovado com o futuro, mantendo viva a chama da fé e do serviço comunitário em Itabuna.


Fotos: Lucas Mattos/ASCOM Zé Alberto

Skip to content