A Câmara Municipal de Itabuna sediou, na noite desta quarta-feira (17), a Sessão Especial em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, proposta pelos vereadores Ricardo Xavier (CID) e Babá Cearense (PP). O evento reuniu vereadores, autoridades estaduais, representantes de cooperativas e lideranças em um momento de reconhecimento ao papel estratégico do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social da região.
Compuseram a mesa, os vereadores Silas da Saúde (PSD) e Robson Rigaud (DC); o deputado estadual Marcone Amaral (PSD), o Dr. Silvio Porto, Diretor de Saúde da Organização das Cooperativas da Bahia (OCEB) e presidente da Sicredi Integração Bahia e da Unimed Itabuna; Antônio Vidal, presidente do Sicoob Coopec; Dr. Mário Brum, presidente da Uniodonto; Adelmo Lessa, diretor executivo da Sicredi Integração Bahia; representando o prefeito de Itabuna, o secretário de governo, Luciano Veiga e Dr. Antero de Almeida, diretor financeiro da Unimed Itabuna.
O Dr. Silvio Porto, representando as entidades, destacou o empenho da Câmara e reforçou a importância das cooperativas para o crescimento regional. “A OCEB representa o ramo regional das cooperativas, que nos representa aqui, e eu faço parte como diretor conselheiro do ramo saúde. O objetivo do Ano Internacional das Cooperativas é dar visibilidade às cooperativas, e é esse trabalho que estamos realizando com a ajuda daqueles que estão sentados aqui, nossos vereadores do poder municipal, e com os secretários presentes. Quero dizer que precisamos trabalhar pelo cooperativismo. Conto com vocês, e vocês podem contar com a gente e com todos aqui, porque precisamos transformar Itabuna em um polo cooperativista que traga ainda mais orgulho para a cidade, muito além do que já conquistamos.”
O presidente da Câmara, Manoel Porfírio (PT), ressaltou que “o Nordeste só irá se desenvolver quando apostar no cooperativismo”, defendendo a pauta como prioridade nas comissões de desenvolvimento econômico do Legislativo. “Minha visão é macro. Eu sempre defendi que o Nordeste só irá realmente se desenvolver quando apostar no cooperativismo, precisamos entender isso e essa casa estará à disposição.”
O vereador Babá Cearense (PP) afirmou que “as cooperativas da nossa cidade são empresas que geram riqueza, renda e emprego”, colocando a Casa à disposição para fortalecer o setor. Já o vereador Ricardo Xavier (CID) destacou que “o mundo precisa de cooperação e solidariedade em todos os aspectos”, reforçando o cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável e social.
O deputado Marcone Amaral (PSD) lembrou a instalação da Sicredi em Itajuípe, durante seu mandato como prefeito, como exemplo de impacto positivo na economia e na vida comunitária: “A Sicredi trouxe qualidade, humanização no atendimento e se tornou um patrimônio da cidade”, afirmou, reforçando seu compromisso em apoiar o cooperativismo na Assembleia Legislativa.
O vereador Zé Alberto (PSD) defendeu o cooperativismo como “um modelo de vida” capaz de gerar renda e manter a riqueza circulando no município. “Fui um dos alunos fundadores da COOPED e acompanhei a evolução. O cooperativismo é mais do que um modelo de negócio: é um modelo de vida. Ele articula desenvolvimento econômico, social, sustentabilidade, ciência e inovação.”
Reconhecimento
As cooperativas Sicredi Integração Bahia, Sicoob Coopec, Unimed Itabuna e Uniodonto de Itabuna foram homenageadas durante a sessão por sua contribuição na geração de emprego, fortalecimento da economia regional e realização de projetos sociais.
Os vereadores assumiram o compromisso de fortalecer o tema nas comissões permanentes, simbolizando a vontade de transformar o espírito de cooperação em políticas públicas, capazes de gerar inclusão, oportunidades e desenvolvimento sustentável para Itabuna e o sul da Bahia.
FOTOS: PEDRO AUGUSTO / ASCOM CMVI
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Câmara Municipal de Itabuna (@camaradeitabuna)