
O vereador Ricardo Xavier (Cidadania), que até então estava licenciado, reassumiu na tarde de sexta-feira (6) o mandato na Câmara de Itabuna. O cargo estava sendo ocupado pelo primeiro suplente, Marcelo Souza. O ato foi realizado na sala do presidente, Erasmo Ávila (PSD), com a presença dos pares e demais servidores.
Vereador no quarto mandato, Xavier foi presidente da Casa na legislatura anterior, da qual apenas quatro edis foram reeleitos. Ele é formado em Administração e tem atuação reconhecida em defesa do esporte, inclusive pelo Itabuna Esporte Clube.
“Este momento é importante pra mim, porque eu retorno à Câmara legitimado pelo voto popular, eu agradeço a meus pais, meus filhos, demais vereadores e funcionários. Fui para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda como um soldado e volto com muito amor, muita paixão; não tenham dúvida de que vou continuar sendo o vereador que sempre fui: respeitando a independência dos poderes”, afirmou.

Por mais ciclovias
O agora ex-vereador Marcelo Souza deixa marca de participação ativa na Casa. Foi relator de projetos relevantes e autor da já sancionada proposta para o município desenvolver o Ciclov – para construção das tão buscadas ciclovias e ciclofaixas. A iniciativa, da qual o autor se orgulha, é fundamental para disciplinar o trânsito, beneficiando a segurança e o bem-estar da população.
“Esse um ano e quatro meses foi muito importante pra mim, como pessoa, e pra minhas comunidades. Sei que fiz um bom papel, tenho consciência do meu trabalho e quero dizer pra você, Ricardo: sempre foi um espelho pra mim. Sei da sua honestidade, seu trabalho”, frisou.
O trabalho de Marcelo foi destacado pelo presidente da Casa como marcante, ao tempo em que disse não ter dúvidas sobre a volta do colega num próximo mandato. Sobre Xavier, exaltou o quanto foram preservadas as ações dele à frente da Câmara e, daqui por diante, a importância da experiência para somar naquele colegiado.
Além de Erasmo Ávila, a recondução de Ricardo Xavier contou com a presença dos colegas Alex da Oficina, Israel Cardoso (ambos do Agir), Francisco Gomes (PSD), Kaiá da Saúde (Avante), Nem Bahia (PP), Pastor Francisco (Republicanos) e Antônio Piçarra (Solidariedade).