A Câmara Municipal de Itabuna deu início, nesta quarta-feira (24), ao projeto “Equilíbrio e Cuidado: Saúde Mental no Legislativo”, uma iniciativa da Escola do Legislativo, em parceria com acadêmicos do curso de Medicina da AFYA Itabuna. O encontro de abertura reuniu vereadores, servidores e especialistas para debater a importância de ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores.
A programação, realizada em sintonia com o Setembro Amarelo, contou com a palestra da professora Alessandra Borges – enfermeira, psicanalista e mestre em Saúde Coletiva, que apresentou um panorama da saúde mental no Brasil e suas relações com o trabalho. Na sequência, a psicóloga Amanda Lessa Santos Conceição conduziu a oficina “Mente que sente, corpo que fala”, com práticas integrativas voltadas ao autocuidado e reflexão sobre a conexão entre saúde física e emocional.
A iniciativa recebeu elogios de vereadores que participaram do evento. A vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB) ressaltou a relevância do projeto:
“É extremamente importante, pois é muito o que eu penso. Além de estar na condição de vereadora, também sou representante de trabalhadores e do mundo do trabalho. Fico muito feliz em saber que servidoras efetivas desta Casa, esse grupo de meninas, têm essa preocupação.”
O vereador Silas da Saúde (PSD) também destacou a iniciativa:
“A Escola do Legislativo está de parabéns por esse momento importantíssimo de falar sobre saúde mental. Depois da Covid, muitas pessoas ficaram abaladas, perderam entes queridos ou enfrentam problemas familiares. Cuidar da saúde mental é essencial. Quero parabenizar a AFYA, que tem se preocupado muito com a saúde da nossa população e realizado um trabalho importante nas unidades básicas de saúde. Vocês são guerreiros.”
O presidente da Escola do Legislativo, vereador Ricardo Xavier (Cidadania), ressaltou que o projeto fortalece a valorização dos servidores e da comunidade.
“Quero parabenizar a AFYA. As pessoas podem transformar a sociedade por meio da política, pois só através dela construiremos uma sociedade mais justa e igualitária, onde o povo brasileiro tenha acesso digno aos serviços públicos. Estamos oferecendo aos servidores e à comunidade um espaço de aprendizado e cuidado. Quando valorizamos a saúde mental, fortalecemos também a capacidade do Legislativo de servir melhor à sociedade.”
A iniciativa integra o calendário de atividades da Escola do Legislativo, que tem como missão promover educação política, cidadania e transparência pública, aproximando a Câmara da população. Para as diretoras da Escola – Laura Ganem (Diretora), Ana Luíza Bottini (Coordenadora Geral) e Roberta Brandão (Coordenadora Pedagógica) – o projeto reforça o compromisso da instituição com o bem-estar de quem constrói diariamente o Poder Legislativo.
O ciclo de palestras segue com novos encontros nos dias 1º, 6 e 15 de outubro, sempre com a participação de profissionais convidados da área da saúde e da educação.
FOTOS: PEDRO AUGUSTO / SECOM CMVI
📅 Próximo encontro