Vereadores de Itabuna fazem recomendações a setor de hemodiálise

Publicado em:

A substituição de poltronas e melhorias na climatização do Centro de Diálise constam no relatório de fiscalização que será assinado por Francisco (PSD), Israel Cardoso (PTC) e Nem Bahia (PP). As recomendações do trio de vereadores de Itabuna serão encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do setor que responde por 82% dos atendimentos de hemodiálise via  Sistema Único de Saúde (SUS).

A fiscalização, proposta por Nem e referendada pelo Plenário, surgiu após reclamação de familiares de um paciente que realiza tratamento intensivo dos rins na unidade.

Na enfermaria, os vereadores constataram algumas poltronas com estofados danificados e com problemas de inclinação. “Percebemos que o serviço de diálise em si é prestado de forma satisfatória, porém necessário oferecer mais conforto aos pacientes renais que ficam horas recostados nas poltronas durante as sessões de hemodiálise”, ressaltou Francisco, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo itabunense.

A recomendação de Nem Bahia foi para que a Santa Casa melhore o sistema de refrigeração em salas onde os pacientes com insuficiência renal são submetidos à terapia. Ele também salientou a importância da fiscalização promovida pelo Legislativo. “Nós estamos atentos às reivindicações da sociedade, interagindo com o povo para que a gente consiga melhorar o serviço público em Itabuna”, frisou.

Já durante a fiscalização, na penúltima semana de maio, a Santa Casa respondeu que possui um cronograma de trabalho para renovação do mobiliário, compra de equipamentos e troca do piso do Centro de Diálise que funciona no Hospital Calixto Filho. E que recentemente promoveu reparos e pintura no prédio e ainda adquiriu 52 máquinas de hemodiálise.

Últimas Notícias
Skip to content