Gerais

Direitos do consumidor despertam reflexões na Câmara de Itabuna

Você sabia que tem até sete dias para desistir da compra de um produto (adquirido de forma presencial ou virtual)? Já lhe contaram que a loja não pode estabelecer diferença no preço de uma compra à vista daquela a prazo? E a vitrine, que sempre deve exibir o preço de cada produto? Estas são algumas das questões que permearam a sessão especial da Câmara de Itabuna, na manhã de terça-feira (15), Dia Mundial do Consumidor.

A discussão, proposta pelos vereadores Erasmo Ávila (presidente do Legislativo) e Francisco Santos (segundo vice-presidente), ambos do PSD, contou com seguintes presenças: coordenadora do Procon, Jamille Santos Silva; presidente dos Juizados Especiais e Consumidor da OAB-Itabuna, Fernanda Seixas Alves; presidente da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna), Mauro Ribeiro, além do consultor jurídico da Casa, Diego Gonzaga.

Em debate, até que ponto o cidadão tem conhecimento dos direitos e deveres enquanto consumidor e/ou fornecedor de produtos e serviços. “Desde que esta data foi implementada, em 1962, foram instituídos quatro princípios básicos das relações de consumo: segurança, informação, direito de ser ouvido e de escolha. No mundo de hoje, com a tecnologia, é imprescindível não se esquecer esse marco, para os princípios serem mantidos. Em regra, a maior violação é ao direito de informação”, elaborou.

Jamille Silva ressaltou as portas abertas do Procon para a sociedade, inclusive no período mais árduo da pandemia. “Nesse período inteiro estávamos lá, recebendo todas as demandas por telefone, por e-mail, em momento algum deixamos os consumidores desamparados. Mais de 90% das demandas são resolvidas”, assegurou. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 13 horas às 17h30min.

Resultado alcançado

Já Erasmo Ávila, externou o quão rico foi aquele momento, inclusive para nortear futuras ações dos edis, em favor das relações de consumo em Itabuna. Afinal, comércio e serviços são as principais molas a mover a economia local. “Hoje está sendo um dia muito importante para nós, vereadores; recebemos advogados que estão instruídos sobre a defesa do consumidor. Precisamos melhorar essa atenção e que o consumidor tenha conhecimento dos seus direitos. A partir de agora, é um novo passo da Câmara”, pontuou.

Comerciário há 22 anos e segundo vice-presidente da Câmara, Francisco ressaltou a relevância da troca de informações e até dos alertas recebidos naquela sessão. “Discutimos assuntos que, muitas vezes, passam despercebidos. Cada um deu sua contribuição, estamos gratos e o resultado foi dentro do que a gente esperava”, avaliou.

Demais vereadores contribuíram, por exemplo, com questionamentos sobre a estrutura oferecida ao Procon e a forma como o órgão se faz perceber pela comunidade (Israel Cardoso/Agir); críticas à Coelba, pelos acentuados reajustes nas contas de luz (José Boaventura -Kaiá/Avante e Marcelo Souza/Cidadania). Com a atual discussão, já ficaram definidos primeiros passos, como um seminário para mostrar à população como usufruir dos serviços prestados pelo Procon.

Mauro Ribeiro, por fim, assinalou. “Parabenizamos a Câmara pela iniciativa. O Dia do Consumidor é a segunda data mais importante para o varejo. Mas tão importante quanto vender é conscientizar e trazer à tona esses assuntos que foram discutidos hoje. Muitas vezes, os direitos do consumidor são violados ou esquecidos. Não só porque ele desconhece como, muitas vezes, as empresas também desconhecem”.