Combate à fome e segurança alimentar serão discutidos em sessão na Câmara de Itabuna

Analisar o atual estágio da Segurança Alimentar e Nutricional em Itabuna, discutir as propostas existentes para combater o drama da fome em nosso meio e implantar a Política Municipal de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos. Estes são alguns dos pontos que serão discutidos na manhã do próximo dia 29 , uma quarta-feira, durante uma Sessão Especial da Câmara, proposta pelos vereadores Diego Pitanga (PT) e Erasmo Ávila (PSD). A reunião está prevista para 08h30min, no plenário Raymundo Lima.

A iniciativa, de acordo com Diego Pitanga, visa mobilizar a sociedade itabunense para elaborar políticas públicas e desenvelver ações e projetos contra a fome no município. As discussões serão com base no tema “Fraternidade e Fome”, da Campanha da Fraternidade 2023, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. “O objetivo é incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades diante da situação da fome que persiste no país”, afirmou. Esta é a terceira vez, desde 1962, que a CNBB aborda a questão da fome: a primeira foi em 1975 e a segunda em 1985.

O presidente da Casa, Erasmo Ávila, considera que precisamos discutir a proposta de unificação de todas as ações e projetos de combate à fome desenvolvidos por pessoas físicas e entidades privadas de Itabuna. “E elaborar um plano de ação conjunto para garantir alimentação adequada às populações vulneráveis”, afirmou. A sessão especial que deverá ter a presença do coordenador geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome na Bahia, Tiago Pereira da Costa, que discutirá, também, a garantia de que os alimentos, hoje desperdiçados, cheguem à mesa de todas as famílias itabunenses.

Na manhã da última segunda-feira (13), representantes da ONG Acari-Comunicaão & Cidadania e da AFC (Associação dos Funcionários da Ceplac) se reuniram no gabinente do presidente da Câmara, com os vereadores Erasmo Ávila e Diego Pitanga, a secretária municpal de Promoção Social e Combate à Fome, Luciene Nascimento, a coordenadora de Vigilância Socioassistencial, Mirian Souza, e o diretor da Casa, Felipe Eduardo Ramalho, discutindo os preparativos para a realização da sessão especial. Representando a Acari, Ederivaldo Benedito (diretor-executivo), Ana Cristina Oliveira (diretora-administrativa), Dr. Andirlei Nascimento (assessor jurídico) e Antônio Américo Carvalho, presidente do Conselho Fiscal). Pela AFC, o presidente Washington Luís Jesus dos Santos e a diretora Elizabeth Limoeiro.