Comissões endossam homenagem a Fernando Gomes em Itabuna

As comissões de Legislação e de Educação emitiram parecer favorável ao projeto de lei que renomeia o Estádio Governador Luiz Viana Filho (nome atribuído pela Lei 868/1969). A iniciativa do vereador Erasmo Ávila (PSD) homenageia o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes Oliveira (falecido em agosto de 2022). No mesmo projeto, Erasmo cria o Complexo Esportivo que agregará o estádio de futebol (atualmente apelidado de Itabunão) e a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso.

“Após ouvir familiares dos homenageados, ajustamos o projeto de lei para honrar e manter a memória de dois grandes itabunenses”, salientou Ávila. Inicialmente, Erasmo cogitava mudar o nome da Vila para Fernando Gomes e denominar a quadra do espaço de Everaldo Cardoso. Sobre a alteração no nome do estádio, Erasmo explicou que já existe um bem público em Itabuna homenageando o ex-governador baiano: o Grupo Escolar Luiz Viana Filho, no bairro Santo Antônio.

O projeto de lei endossado pelas comissões do Legislativo itabunense seguiu para votação do Plenário. Depois disso, a homenagem póstuma a Fernando Gomes, se aprovada em dois turnos por ⅔ dos vereadores, irá para sanção do prefeito.