Câmara Municipal de Itabuna realizou Sessão Especial em homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência

Uma noite de emoções, recordações e histórias marcaram a Sessão Especial promovida pela Câmara Municipal de Vereadores em homenagem ao 100 Anos de fundação do Colégio Divina Providência (CDP) de Itabuna, transcorridos no último dia 8 de abril. Realizada no Centro de Cultura Adonias Filho, na noite de quarta-feira (17), a pedido do vereador e presidente do Legislativo, José Erasmo Ávila Martins (PSD), a solenidade contou com a presença da vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), dos diretores, professores, alunos, ex-alunos e funcionários do Colégio Divina.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino Municipal de Itabuna, o vereador Erasmo Ávila deu início à Sessão e convidou a compor à mesa solene o ex-diretor do CDP e representante da Sociedade de São Vicente de Paulo, Professor Valeriano Amaral, bem como a ex-aluna e ex-professora do Colégio Divina, Acássia Pinho. Em seguida, o vereador ressaltou o quanto era importante para o Legislativo Itabunense uma Sessão Especial para comemorar o 1º centenário de uma das mais importantes instituições de ensino do interior da Bahia.

Trazendo à memória um pouco da história, Erasmo lembrou que o Colégio Divina Providência foi fundado em 1924 por iniciativa do Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, e de membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). “Dentre estes, não podemos deixar de destacar a pessoa do doutor Celso Fontes Lima, que viveu intensamente o amor por essa obra”, frisou.  O vereador também ressaltou as dificuldades enfrentadas pela Instituição de Ensino após completar 82 anos de história na Educação grapíuna.

“Diante da impossibilidade da SSVP continuar mantendo o Colégio, a sensibilidade de um grupo formado por 11 professores vislumbrou a possibilidade de manter vivo o patrimônio histórico da educação e da cultura itabunense, assumindo desde o ano de 2007 a gestão do Colégio, dando um novo impulso a um legado já consolidado. Muito nos honra e alegra estarmos aqui testemunhando o primeiro centenário e a continuação da história do Divina Providência. Parabéns a todos os professores, alunos, colaboradores e gestores desta instituição”, concluiu.

Convidado à falar, o diretor administrativo do CDP de Itabuna, Cláudio Vitor Santana agradeceu a inciativa do presidente da Câmara por requerer um Sessão Especial em homenagem aos 100 anos do Colégio Divina Providência. Detendo-se ainda na história, ele lembrou que a fundação do CDP surgiu da inspiração divina que através de homens com visão futurista para o progresso de Itabuna, buscaram atender uma necessidade das famílias grapiúnas daquela época.

“Nestes 100 anos, o Colégio Divina Providência vem promovendo o sucesso de milhares de jovens que atuam em Itabuna, no Brasil e no mundo. A visão futurista da inspiração divina, da qual surgiu o Colégio Divina, tem feito este empreendimento educacional evoluir a cada dia, mês, anos, décadas e centenário. Pois sua história vem passando por constantes evoluções para acompanhar as demandas das necessidades e inovações da Sociedade”, argumentou Cláudio.

Já a diretora do Colégio Divina Infância, segmento da educação infantil, professora Glória Sodré, enfatizou que a Instituição de Ensino vem acompanhando as grandes transformações da sociedade, construindo um valioso legado e marcando histórias e vidas da gente grapiúna. “Celebrar 100 anos é enaltecer caminhos percorridos, é celebrar os frutos de um trabalho pautado na qualidade, que se consubstancia pelas mãos dos profissionais que dedicam a sua vida a acender a chama do conhecimento e da ciência e a formação de gerações”

“Inúmeros ex-alunos, filhos e filhas das Terras Grapiúnas, espalhados pelos quatro cantos do mundo, emprestam sua força de trabalho e seus talentos para construir uma sociedade mais justa e igualitária, protagonizando excelência em sua profissão sem, contudo, relegar os valores que alicerçam a vida cidadã. Com nossa determinação e o compromisso, somos honrados em receber esse legado e dar continuidade a essa história. Acenando para um futuro num sinal claro de que marcas fortes evoluem, se renovam e se modernizam sem se desconectar com a sua história”, disse Glória Sodré.

Também enaltecendo o percurso histórico do Colégio Divina Providência, a diretora pedagógica do CDP, professora Silvana Selman, destacou o papel fundamental de cada um dos profissionais que marcaram e continuam a marcar a história desta Instituição de Ensino, dedicando forças e energias criativas a essa obra. “Este é o compromisso que nos move a construir uma escola que, embora tenha 100 anos, se renova a cada dia e acompanha as transformações do mundo”, arrematou. A sessão foi encerrada com a entrega de placas a ex-diretores e professores que se destacaram e são destaque na história centenária do Colégio Divina Providência de Itabuna.