Vereadores de Itabuna revelam incômodo com novo empréstimo

Na reunião de comissões na segunda, 5/9, vereadores de Itabuna, principalmente da base aliada, demonstraram incômodo com o projeto de lei em que o Executivo solicita autorização legislativa para tomar até R$ 30 milhões emprestados junto à Caixa Econômica Federal. O presidente de Legislação, Manoel Porfírio (PT), que também é o líder do Governo, anunciou que a comissão fará estudo detalhado da matéria antes da designação de relatoria.

Na avaliação de Porfírio, o empréstimo na Caixa tem justificativa muito parecida à de outro financiamento autorizado em junho deste ano pelos vereadores itabunenses: a operação de crédito internacional junto ao Fonplata no valor de até 30 milhões de dólares. Sobre o estudo técnico do novo empréstimo, o petista externou preocupação com a capacidade de endividamento do município e cobrou diálogo e clareza do Executivo durante a apreciação da matéria na Casa.

Líder da bancada do PSD, mesmo partido do prefeito Augusto Castro, o vereador Francisco Santos ensaiou interromper a tramitação do projeto nas comissões técnicas com pedido de vista. Contudo, a manobra regimental cogitada pelo vereador só pode ocorrer após a indicação da relatoria. Francisco também alegou que é preciso ter informações sobre o andamento do Fonplata, antes de iniciar a discussão sobre o financiamento da Caixa.